Abrir menu principal

Wiki Contra o Acordo Ortográfico

Já não precisamos de mais debates, de prós e contras, nem de queixumes. O objectivo agora é o planeamento de estratégias de resistência, e de provas de acção. Encorajamos os visitantes a partilharem todas as suas acções específicas que tomaram contra o acordo ortográfico. A luta é contínua, e continua!

Este manual é seu

Comece por tentar editar este manual. Não seja tímido! Uma única frase sua, acrescentada a este guia, irá fazer muita diferença na resistência contra o acordo ortográfico. Gota a gota faremos um maremoto.

Junte-se a nós

Convidamo-lo a criar uma conta aqui na wiki. Dessa forma, poderá editá-la, ser reconhecido pelas suas contribuições, e até fazer amizades com outros utilizadores cultos da língua portuguesa que por aqui passam.

Objectivos

Não queremos uma mera revisão do acordo ortográfico de 1990, mas a sua completa revogação. Alcançaremos a completa revogação do acordo através da luta pela acção directa, continuada, crescente, e sem nenhuma outra data de fim que não o dia em que o acordo ortográfico seja completamente revogado.

Tácticas

Esta batalha não irá resultar no plano político com petições: na A.R. não há mais vontade política. A petição do Petição Pública falhou no Parlamento, e a Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o AO está, pela mesma razão, condenada a fracassar, até porque o Protocolo Modificativo do AO permite a entrada em vigor do acordo com a ratificação de apenas três países. Não se pode lutar contra o Estado no seu terreno.[1]

Para tal, ninguém pode delegar as acções directas em mais ninguém. Não presuma que outros farão as acções directas por si. Faça você mesmo a sua campanha. Todos juntos, somos um movimento.

Acções directas

Boicote com notificação

Por isso, a nossa principal luta é o boicote. Além do boicote eleitoral, na forma da abstenção, estamos a boicotar empresas, especialmente as que vendem produtos e serviços baseados na língua, como editoras e imprensa. Para aumentar o impacto do boicote, estamos a dar conhecimento aos seus visados das nossas razões.

Acções concluídas

Acções directas anteriores

  1. Cordão humano contra o Acordo Ortográfico de 1990, Fevereiro de 2017.
  2. Documento distribuído em papel higiénico, Março de 2017.

Acções judiciais

  1. Cem personalidades entregam acção judicial no STA, Novembro de 2014.